17 de outubro de 2011

Orações na arca de Noé

ORAÇÃO DO GALO


Convém lembrar, Senhor,
que eu faço nascer o sol.
Sou seu servidor,
mas a importância de minha função
me compele a uns tantos brilharetes e mundaniquices.
Noblesse oblige...
Apesar de tudo,
sou seu servidor.
Mas convém não se esquecer, Senhor,
de que eu faço nascer o sol.
                                                                          Amém.


ORAÇÃO DA BORBOLETA


Senhor!
(Em que ponto eu estava?
Ah, sim, este sol, esta flor...)
Obrigada. Sua criação é uma beleza.
E este perfume de rosa!
(Mas onde é mesmo que eu estava?)
A gota de orvalho
acende fogueiras no coração do lírio.
Eu precisava ir...
Nem sei mais!
O vento pintou suas fantasias
em minhas asas. Fantasias...
(Em que ponto eu estava?)
Ah, é verdade, Senhor,
eu tinha uma coisa para lhe dizer:
                                          Amém.


ORAÇÃO DO GATO


Senhor,
eu sou o Gato.
Não, precisamente,
que tenha alguma coisa a lhe pedir.
Não peço nada a ninguém.
Mas se por acaso o Senhor tivesse
aí nos celeiros do Paraíso
um ratinho branco
ou um pires de leite...
Sei de alguém que aprecia essas coisas.
O Senhor vai amaldiçoar, um dia,
a raça canina?
Ah, nesse caso, eu diria:
                           Amém.


ORAÇÃO DO RATO


Sou tão cinzento, meu Deus.
Lembra-se de mim?
Sempre vigiado,
sempre caçado,
vou roendo mediocremente minha vida.
Nunca ninguém me deu nada.
Por que me acusam de ser rato?
Não foi o Senhor que me criou?
Só peço uma coisa: ficar escondido.
Me dê só com que matar a fome
longe das garras
daquele demônio de olhos verdes.
                                                      Amém.


ORAÇÃO DO BOI


Me dê tempo, meu Deus.
Os homens são tão afobados.
Faça com que eles compreendam: eu não posso
andar depressa.
Me dê tempo de comer.
Me dê tempo de caminhar.
Me dê tempo de dormir.
Me dê tempo de pensar.
                                      Amém.


______
GASZTOLD, Carmen Bernos de. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia traduzida. São Paulo: Cosac Naify, 2011. pp. 157-65.

Nenhum comentário: