19 de novembro de 2009
Beber água e urinar ao mesmo tempo
Duração: 1 ou 2 minutos
Material: vaso sanitário e um copo d'água
Efeito: de abertura
Há centenas de milhares de anos a grande maioria dos seres humanos vive e morre sem conhecer a experiência que vou descrever. Ela é extremamente fácil e particularmente interessante.
Você, como todo mundo, urina. E bebe água também. Você não sabe o que pode acontecer se
fizer as duas coisas ao mesmo tempo, mas vai descobrir com essa experiência.
Prepare um grande copo de água. Quando começar a urinar, comece a beber a água. Você deve tentar beber sem parar, de uma vez só. Com isso, experimentará as mais estranhas sensações. A água que sai de você torna-se quase a mesma da que entra na sua boca. Você deverá imaginar subitamente, e sobretudo experimentar, uma organização do seu corpo que você até agora nem havia suspeitado ser possível. A água que você bebe parece estar saindo diretamente da sua bexiga. Em poucos segundos você perceberá um circuito direto, garganta-ureter, um percurso instantâneo estômago-bexiga, uma fisiologia impossível que no entanto você está experimentando de forma direta e indiscutível.
Você terá inventado, em alguns segundos, um corpo delirante, simplíssimo, e que no entanto experimenta você, de forma manifesta, indubitável. Não há mais intestino, rins, tempo de espera, filtragem, diálise. A água circula livremente em você na vertical, você é atravessado pelo líquido fresco, lavado por dentro, esvaziado de uma forma singular e palpável. Seu organismo parece aberto por dentro e a água circula com agilidade entre o interior e o exterior, como um fluxo cósmico ou uma lavagem automática.
Essa experiência, que pode ser repetida infinitas vezes e que não custa nada, trará sempre novas descobertas ou curiosas surpresas e não é considerada uma cura como a das termas.
______
POL-DROIT, Roger. 101 experiências de filosofia cotidiana. [trad. Carlos Irineu da Costa]. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. p. 80-1.
Assinar:
Postagens (Atom)